O espírito do sagrado e da meditação envolve o Olíbano desde tempos imemoriais.
A configuração mental especial que esta resina cria é 'vertical', como a fumaça que sobe ao céu. Vertical significa também afastar-se dos limites dos “ares e assuntos” mundanos e da contenda e tensão que os acompanham - de volta às profundezas da alma.
O Olíbano tem o poder de elevar a consciência humana a esse 'outro' nível, libertando os nervos da tensão excessiva, permitindo-nos focar na unidade transcendental subjacente do nosso Eu interior.
A resina aromática do Olíbano é extraída de árvores do gênero Boswellia, especialmente Boswellia sacra e Boswellia carterii (Burseraceae). Para obter as chamadas “lágrimas” da resina, a casca da árvore é raspada resultando na resina amarelada a branca que, com o tempo, endurece.
A resina pode ser colhida de árvores com pelo menos 8 a 10 anos de idade. Uma árvore pode render entre 10 a 20 quilos de resina por ano. No entanto, após três anos, ele precisa de uma fase de repouso de alguns anos.
Em relação ao Olíbano convencional (Boswellia carterii), o Olíbano sagrado (Boswellia sacra) apresenta uma quantidade maior de Alfa-pineno. Isto o torna uma excelente opção para ser usado no trato respiratório - abrindo, limpando e fortalecendo o sistema respiratório.