Os Hidrolatos
São a água aromática resultante do processo de destilação das plantas aromáticas.
Diferentemente dos óleos essenciais, que devem ser diluídos antes da aplicação na pele, os Hidrolatos são bem mais gentis e leves, podendo ser utilizados sem necessidade de diluição.
Podem ser utilizados no lugar da água em preparações cosméticas como perfumes naturais, loções, cremes, tônicos faciais, entre outros.
A Planta
A Lavanda Dentata pertence à família Lamiaceae. Ela pode crescer até 60 cm de altura, suas folhas são cinza-verdes em forma de lança com bordas dentadas e uma textura que lembra a lã. Ao fim da primavera, nos encantamos com suas flores roxas, picotadas de um violeta pálido. A planta, como um todo, apresenta aroma característico. Contudo, é na inflorescência que encontramos a maior concentração de moléculas aromáticas.
Por vezes, a Lavanda dentata é chamada de “dentada”. Este nome faz referência à uma característica botânica que a distingue das demais lavandas: possui folhas denteadas. Esta espécie é uma das poucas que conseguem desenvolver-se no clima de nosso país. A Lavanda dentata suporta com maior resiliência esse padrão diferente de luz solar bem como as altas temperaturas características do Brasil.
O Hidrolato de Lavanda Dentata
Para entendermos os efeitos terapêuticos do Hidrolato de Lavanda dentata, é preciso compreender um pouco de seu Óleo Essencial. Quimicamente o óleo de Lavanda dentata afasta-se da Lavanda Maillette, sendo mais próxima ao óleo da Lavandula stoechas, pois é rico em componentes como a fenchona, o 1,8 cineol e a cânfora. Ou seja, ela possui muito pouco Linalol e Acetato de linalila, álcoois característicos da Lavanda Maillette. Ao invés deles, há predominância de óxidos monoterpênicos, em especial o 1,8 Cineol.
Portanto, diferente de outros tipos de Lavanda, o óleo de Lavanda dentata não apresenta aroma floral delicado e doce; mas um aroma bem mais canforado e pungente. Além disso, pela baixa do Linalol e do Acetato de Linalila, seu óleo não é nada sedativo e calmante; pelo contrário, é altamente estimulante.
Do mesmo modo, mas com a característica suavidade das águas aromáticas, o Hidrolato de Lavanda dentata é especial para o aparelho respiratório, por sua ação expectorante e antibiótica. Pode ser usado em sinusites, bronquites. Possui ação expectorante e antibiótica.
Emocionalmente, é um hidrolato para quem busca ação estimulante. Aromaticamente é interessante para quem busca o cheiro de uma lavanda mais rústica para sua casa ou em seus perfumes.
⠀
⠀