Os Hidrolatos
São a água aromática resultante do processo de destilação das plantas aromáticas.
Diferentemente dos óleos essenciais, que devem ser diluídos antes da aplicação na pele, os Hidrolatos são bem mais gentis e leves, podendo ser utilizados sem necessidade de diluição.
Podem ser utilizados no lugar da água em preparações cosméticas como perfumes naturais, loções, cremes, tônicos faciais, entre outros.
A Planta
O Alecrim do Campo é uma espécie arbustiva, ramificada e perene que pode chegar a três metros de altura. É nativo da América do Sul e foi considerada errôneamente uma planta invasora de pastagens e erradicada de muitas regiões em função disto.
No Brasil, onde também é conhecido pelo nome popular de vassourinha devido a seu uso na produção de vassouras, ocorre nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, principalmente nas áreas de cerrado.
Atualmente, sabe-se que é por meio da coleta de resina desta planta pelas abelhas é que elas produzem o própolis verde. A espécie, ao servir como hospedeira a diversos tipos de insetos e fungos, possui uma enorme biodiversidade associada.
Uma popular canção folclórica fala desta planta:
Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado
Foi meu amor
Que me disse assim:
Que a flor do campo
é o alecrim.
Seu óleo essencial possui aroma adocicado que lembra o Mel e é conhecido pelas suas ótimas propriedades regeneradoras da pele, onde auxilia a reduzir manchas, rugas, estrias e dermatites.
Além disso, possui um potente efeito de fortalecimento da Imunidade, anti-inflamatório e na melhora do Sistema Respiratório.