Os aromas influenciam as emoções de forma profunda, podendo agir em nível psicológico, relaxando a mente e elevando o espírito. Sendo assim, os Óleos Essenciais, com a sua energia aromática concentrada, agem de forma poderosa em nosso campo energético.

Nosso olfato é 10.000 vezes mais preciso que os outros sentidos físicos. Uma vez registrado, o aroma viaja mais rapidamente para o cérebro do que qualquer imagem ou som. O olfato faz um “link” direto para estados e comportamentos emocionais, muitas vezes armazenados desde a infância. É o único dos cinco sentidos físicos que está diretamente ligado ao Sistema Límbico, onde sentimentos como ansiedade, depressão, medo, raiva e alegria são processados.

Quando inspiramos uma fragrância, esta molécula aromática viaja até o interior do nariz, se liga e é registrada pelos nervos da Membrana Olfativa. A molécula se encaixa como uma luva, e estimula as células nervosas, que por sua vez enviam impulsos elétricos transferidos para o Bulbo Olfativo no cérebro. A partir do Bulbo Olfativo esses impulsos chegam ao Sistema Límbico - conhecido como nosso Centro de Controle Emocional.

Frequência cardíaca, pressão arterial, respiração, memória, níveis de stress e equilíbrio hormonal. Estando o Sistema Límbico diretamente ligado às partes do cérebro que controlam todos estes fatores, os Óleos Essenciais podem ter profundos efeitos, tanto em nível fisiológico quanto em nível psicológico.

Você já reparou como um determinado cheiro pode evocar memórias e emoções antes mesmo que você esteja consciente disso?

Quando sentimos o aroma, reagimos primeiro e pensamos depois. Todos os outros sentidos físicos são processados através do Tálamo, o qual atua como o quadro de distribuição para o cérebro, enviando estímulos para o córtex cerebral (o centro de pensamento consciente) e outras partes do cérebro.

Óleos Essenciais são aliados de cura bio-espiritual, que trazem luz para a nossa vida através das moléculas aromáticas.Eles nos permitem acessar emoções armazenadas ou memórias esquecidas e reprimidas para que possamos reconhecê-las, integrá-las ou libertá-las.

A palavra "emoção" pode ser entendida como "energia em movimento (ação)." A emoção é a experiência da energia que se move pelo nosso corpo. Esta energia emocional funciona em uma velocidade maior do que o pensamento. Pensamentos e imagens podem demorar alguns segundos ou minutos para evocar uma memória enquanto um aroma pode evocar uma memória em milésimos de segundo.

Memórias esquecidas e emoções reprimidas podem causar estragos em nossas vidas, muitas vezes sendo as causas subjacentes da depressão, ansiedade e medos. Os óleos essenciais podem auxiliar a liberar essas emoções onde quer que estejam armazenadas.

Que Óleos Essenciais são melhores para lidar com o Estresse Emocional Profundo?

Em 1992, foi descoberto que os Sesquiterpenos e Sesquiterpenols (encontrados nos Óleos Essenciais de Sândalo, Mirra, Copaíba, Breu Branco, etc.) ultrapassam a barreira de sangue do cérebro que afeta a amígdala cerebelosa, uma das áreas do cérebro que registra e armazena traumas emocionais. Quando inalados, os Óleos Essenciais têm capacidade, em nível de DNA celular, de apagar completamente a memória do trauma emocional. Dr. Joseph Ledoux (Universidade de Medicina de Nova York) acredita que o efeito da inalação de Óleos Essenciais sobre a amígdala cerebelosa pode ser um grande avanço na liberação de traumas emocionais armazenados.

Os efeitos sinérgicos proporcionados ao inspirar o aroma de um Óleo Essencial influenciam a energia vibracional das nossas células e, portanto, nos auxiliam a curar em todos os níveis: físicos, emocionais e energéticos.

Nós podemos nos maravilhar com a incrível riqueza de aromas da Natureza, como uma expressão da harmonia integrante da Criação, que usa essas fragrâncias não apenas como um meio de intercomunicação dentro do reino vegetal e animal, mas também como um dispositivo de cura para todos seres vivos.

Assim, o sentido do olfato e o universo dos aromas nos conectam com a parte mais profunda de nós mesmos, que sempre ressoa em contentamento e alegria.


Alguma dúvida ou comentário? Sinta-se livre para participar de nosso conteúdo. Suas sugestões, dúvidas e comentários são bem-vindos! Você pode comentar abaixo ou mandar um email para: editorial@oshadhi.com.br .