O gênero Lippia (Verbenaceae) inclui aproximadamente 200 espécies de ervas, arbustos e pequenas árvores. A maioria delas é tradicionalmente utilizada como planta medicinal para problemas gastrointestinais e respiratórios.
Algumas espécies apresentam propriedades antimaláricas e antivirais. Além disso, este rico gênero botânico apresenta três plantas com alta produção de moléculas aromáticas: a Verbena Branca (Lippia Alba), a Verbena Limão (Lippia citriodora) e o Alecrim Pimenta (Lippia sidoides).
O Alecrim Pimenta (Lippia sidoides), apesar de seu nome popular, também pertence ao gênero Lippia. Esta planta aromática nativa da Caatinga do Nordeste brasileiro, recebe o nome de Alecrim pela presença de altas quantidades de 1,8 Cineol em sua composição. Além deste componente, observamos a presença do Carvacrol, um potente fenol cujos efeitos terapêuticos abrangem ações anti-inflamatórias, bactericidas, antifúngicas e anti-oxidantes.
Uma excelente opção, portanto, para assepsia ambiental, podendo ser difundido com o objetivo de combater microrganismos como fungos, vírus e bactérias. Além disso, seu uso por difusão fortalece nossa imunidade. Um bom aliado para os tempos que atravessamos.